SEMUSA

Reeducandos realizam confecção de roupas hospitalares e reforma de equipamentos para o Hospital Municipal de Rolim de Moura

Com o objetivo de proporcionar mais dignidade e melhorar a qualidade dos serviços de saúde locais, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), está envolvendo os internos da Penitenciária Regional de Rolim de Moura em dois projetos: a confecção de roupas hospitalares e a reforma de equipamentos do Hospital Municipal Amélio João da Silva, em Rolim de Moura. As atividades começaram no dia 29 de janeiro e continuam em andamento.

Executado pela Gerência de Reinserção Social (Geres), as atividades são uma parceria entre a Sejus, o hospital e a comunidade, e visam melhorar a infraestrutura da unidade de saúde, ao mesmo tempo em que oferecem aos internos a oportunidade de aprender novas habilidades profissionais.

O governador do Estado, Marcos Rocha, ressaltou a importância dessa ação para a sociedade e para os reeducandos, “Este projeto é um exemplo de como podemos transformar a realidade dos nossos cidadãos, oferecendo oportunidades de reintegração e capacitação, ao mesmo tempo que atendemos necessidades urgentes da nossa comunidade, ações como está são fundamentais para promover a cidadania e a dignidade das pessoas privadas de liberdade”, enfatizou.

O vice-prefeito de Rolim de Moura, Alcides Rosa, acompanhado da direção do hospital municipal, visitou a unidade prisional nesta sexta-feira (14) para conhecer os trabalhos fruto dessa importante parceria.

CONFECÇÃO E REFORMA

A iniciativa foi uma resposta ao pedido da direção do hospital, que solicitou apoio na melhoria da infraestrutura hospitalar e na produção de vestuário para atender melhor os pacientes. Além disso, o projeto contou com a colaboração de uma costureira servidora do município, que tem atuado como instrutora, transmitindo conhecimentos de corte e costura às internas. Isso proporcionou uma oportunidade de aprendizado valiosa, ampliando a formação profissional das reeducandas e aumentando suas chances de reintegração no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

Entre os trabalhos realizados, destacam-se a reforma de suportes de soro e poltronas hospitalares, que incluem processos como soldagem, lixamento e pintura, no qual conta com dois internos executando. No ateliê de confecção, três internas estão empenhadas na produção de rouparias hospitalares, como lençóis, fronhas e pijamas para os pacientes.

Além dos benefícios diretos para a população e para os próprios privado de liberdade, a participação nas atividades de confecção de roupas hospitalares e reforma de equipamentos hospitalares também permite aos internos a possibilidade de redução de pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP), os reeducandos envolvidos na ação têm o direito de abater um dia de pena a cada três dias de trabalho realizados.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou a importância dessas ações na reintegração social dos reeducandos. “Esses projetos mostram que o sistema prisional não é apenas um local de punição, mas um ambiente de aprendizado e reinserção social. Com iniciativas como essa, conseguimos oferecer aos internos a chance de se reconstruírem e, ao mesmo tempo, colaborarem para o bem-estar de nossa sociedade”, afirmou.

Assessoria de Imprensa Sejus

Beatriz Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content