Prefeitura de Rolim de Moura prorroga prazo com descontos para pagamento do IPTU 2025
A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) anunciou a prorrogação dos prazos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 com desconto, além de reforçar as condições de parcelamento da Taxa de Serviço de Remoção de Lixo. A decisão foi tomada devido à implantação de um novo sistema de gerenciamento tributário, que causou atrasos na emissão dos boletos, impedindo que muitos contribuintes retirassem as guias dentro do prazo original.
Agora, os moradores têm até o dia 31 de março para pagar o IPTU em cota única com 20% de desconto. A Taxa de Lixo, por sua vez, poderá ser parcelada em até cinco vezes, conforme o cronograma já estabelecido.
Novo calendário de descontos para pagamento do IPTU em cota única
Até 31 de março: 20% de desconto.
Até 30 de abril: 15% de desconto.
Até 30 de maio: 10% de desconto.
Até 30 de junho: 5% de desconto.
Até 31 de julho: pagamento sem desconto.
O IPTU pode ser parcelado em até seis vezes, desde que a última parcela seja quitada até 31 de julho de 2025, e o valor de cada parcela não seja inferior à meia Unidade Padrão Fiscal (UPF). A Taxa de Lixo pode ser parcelada em até cinco vezes, com vencimento da primeira parcela em 31 de março de 2025 e as demais nos meses subsequentes, sempre no último dia útil de cada mês.
Os descontos não se aplicam à Taxa de Lixo.
Como pagar o IPTU e a Taxa de Lixo?
Os boletos podem ser acessados de duas formas:
Presencialmente: na sede da Prefeitura de Rolim de Moura.
Online: no site oficial www.rolimdemoura.ro.gov.br. Para emitir a guia, basta acessar a área de serviços, clicar em “IPTU” e preencher as informações.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Prefeitura, no número (69) 3198-0031 (somente mensagens de texto).
O secretário municipal de Fazenda, Jorge Ricardo, destacou que a prorrogação do prazo para o IPTU e a manutenção das condições de parcelamento da Taxa de Lixo permitem que mais contribuintes regularizem seus tributos com desconto que inicialmente se encerraria nesta sexta-feira e agora o contribuinte tem a oportunidade de ter 20% até o final do mês de março.
“Com a prorrogação do IPTU, os contribuintes ganham mais tempo para garantir os descontos e organizar suas finanças. Já a Taxa de Lixo, que é fundamental para a manutenção da coleta e destinação dos resíduos sólidos, continua podendo ser parcelada. É uma oportunidade para quem deseja manter seus tributos em dia, evitar juros e contribuir para o desenvolvimento da cidade,” afirmou o secretário.
O prefeito Aldo Júlio pontuou que como ocorreu o problema com o sistema e alguns contribuintes não conseguiram emitir os boletos dentro do prazo, optou-se por prorrogar o vencimento com o mesmo percentual de desconto.