SEMAS

Prefeito Aldo Júlio assina o Termo de adesão do Selo UNICEF por Rolim De Moura 2021-2024

O prefeito de Rolim de Moura (RO) Aldo Júlio recebeu no gabinete da prefeitura municipal, a primeira dama do município e Secretária de Assistência Social, Sandra Miranda e o Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) João Márcio de Oliveira Rodrigues, na manhã desta quarta-feira (14).

O município recebeu nesta semana o a certificação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, edição 2017-2020 e na reunião de hoje ficou definido que Rolim de Moura buscará a certificação 2021-2024.

Sandra Miranda informou que para esta edição a articuladora será a servidora da SEMAS, Fabiana Corrêa e o mobilizador será Bruno Gubert.

A secretária comemorou que o município de Rolim de Moura aderiu a EDIÇÃO 2021-2024 da certificação do Selo UNICEF. Na ocasião o Prefeito Aldo Júlio, juntamente com CMDCA, João Márcio, assinaram o Termo de Adesão onde o município se compromete em manter como prioridade a agenda de políticas públicas direcionadas pela infância e adolescência.

Seguindo a proposta do UNICEF o qual apoia e estimula os municípios a garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dessa vez, pretende avançar ainda mais no que diz respeito ao desenvolvimento e na implementação de políticas públicas em diferentes áreas essenciais à vida das crianças e dos adolescentes; seguindo a proposta de apoio técnico ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 para reduzir o impacto na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, concentrando seus esforços naqueles mais vulneráveis, com foco especial nos que são vítimas de formas extremas de violência.

A secretária lembra que na prática o município deve garantir um trabalho intersetorial e democrático em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes, com realização de ações para o fortalecimento de políticas públicas que gerem resultados sistêmicos, e o monitoramento e a avaliação dos resultados de forma constante, por meio dos trabalhos realizados pelo Articulador do Selo UNICEF, o qual será devidamente capacitado pelo UNICEF para exercer a coordenação das ações do programa no município e fazer a interlocução com sua região e o Mobilizador de Adolescentes e Jovens, pessoa que terá o papel de identificar, mobilizar e estimular a participação ativa deste segmento, além de apoiar os integrantes do núcleo de Cidadania de Adolescentes em sua articulação com outras instituições no município.