Secretaria de Saúde de Rolim de Moura apoia campanha de cadastro de doadores de medula óssea
Uma blitz educativa em prol da vida aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) na avenida 25 de agosto região central do município para captação de doadores de medula óssea. Lindberg de Oliveira da ONG Amigo do Transplante de Medula Óssea (ATMO) informou que o trabalho teve como principais organizadores a Fhemeron Rolim de Moura, o Instituto Invida e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) com a participação da equipe de atenção básica e agentes comunitários de saúde.
O evento contou com o apoio da equipe do 10°Batalhão da PM, da Comtram e de acadêmicos de uma faculdade local. Quem passou pelo local recebeu um panfleto com informações relativas a doação de sangue e ao cadastro de doadores de medula óssea. Também foi ofertada a possibilidade de pessoas fazerem seus cadastros como doadores de medula óssea. Jéssica Louback, diretora da atenção básica do município destacou que a ação foi sucesso e foram realizadas o cadastro de 20 pessoas.
Quem precisa de transplante de medula óssea?
O transplante de medula óssea (TMO) é indicado principalmente no tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas oncohematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas, hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes
Quem pode ser doador?
Pessoas entre 18 e 35 anos, que não tenham AIDS ou câncer. Pode-se doar independente do peso e tipo sanguíneo, hipertensão, hepatite, diabetes e se tomam remédios controlados. Para ser um doador voluntário de medula óssea você precisa se cadastrar no REDOME (Registro de Doadores de Medula). Para o cadastro são retirados 5ml de sangue e preenchida uma ficha com dados pessoais.
Como a medula óssea é removida? A medula óssea pode ser removida por uma dessas técnicas: Cordão Umbilical, Aférese: Coleta por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue. Não necessita de intervenção nem anestesia. Punção no osso da bacia, através de agulha especial, sob sedação.
O que é medula óssea?
É a fábrica do nosso sangue. Ela é encontrada no interior dos ossos e popularmente conhecida como “tutano”. Produz os componentes do sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Quais as chances de se encontrar doador compatível?
Estima-se que seja aproximadamente 25% entre irmãos e 5% entre os primos, podendo chegar a 1 em 100 mil pessoas da mesma região. Esta dificuldade se dá pela miscigenação da população brasileira.
Quais os riscos para os doadores?
Os riscos são praticamente inexistentes, apenas 10% da medula óssea é retirada e dentro de uma semana a medula doada será recomposta pelo organismo.