Entidades rolimourenses se mobilizam no combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Este ano a mobilização alusiva ao dia 18 de maio – Dia Internacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura (RO), ocorreu na manhã desta quarta-feira (18) na rotatória central, cruzamento das avenidas 25 de Agosto e Norte Sul (17/05) com abordagens sobre o tema com a participação de alunos da rede municipal e várias entidades do município que fazem parte da rede de proteção.
No ato público foi inserida na terra a flor “Símbolo da Campanha”, para chamar a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema de violência sexual praticada contra as crianças e adolescentes. Sônia Cristina diretora do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) explicou que o símbolo da campanha é uma flor de nome Gérbera, flor comum no Brasil. A flor lembra os desenhos da primeira infância, fazendo referência a fragilidade uma criança.
“O desenho também tem como objetivo proporcionar uma identificação de alerta junto a sociedade no FAÇA BONITO na proteção as nossas crianças e adolescentes” afirmou Sônia.
Na manifestação desta quarta-feira houve apresentação da turminha da alegria, reflexão e oração com Pastor Amós Eller e abraço de proteção quando todos presentes se deram as mãos “abraçando” rotatória.
O evento contou com a participação da secretária da SEMAS Sandra Miranda, Prefeito Aldo Júlio entre outras autoridades. Sandra Miranda chamou a atenção para os números registrados de violência sexual contra crianças e adolescentes no ano de 2022 são alarmantes. Dados estatísticos mostram que em 2018 foram registrados 25 casos em 2019: 47, em 2020, 35. Em 2021: 44 casos e 2022 até agora já foram identificados 15 casos.
A secretária lembrou que muitas ações estão ocorrendo alusivas ao tema em Rolim de Moura e no distrito Nova Estrela como: exibição de vídeos em redes sociais, divulgação do tema em rádios, TVs, material informativos pela cidade, orientação técnicas aos professores do município, pit stop nos semáforos e reforça que há várias canais de denúncias: Disk 100 -a ligação é anônima e gratuita (24 horas).
Conselho Tutelar – 3442-2011
Celular de plantão – 984114374(24 horas)
DEAM – 3442-9037
Polícia Militar – 190