SEMUSA

Campanha de multivacinação só conseguiu imunizar 305 pessoas em Rolim de Moura no último sábado

A divisão de epidemiologia de Rolim de Moura (RO) divulgou que apenas 305 pessoas entre crianças e adultos atualizaram o cartão de vacina com as doses da vacina contra Poliomielite ( Paralisia Infantil) e covid-19 de acordo com o  esquema vacinal com a 1º,2º,3º ou 4º dose.

A coordenadora da Epidemiologia, Janaína Travassos informou que o público estimado para receber a vacina em Rolim de Moura contra a Paralisia Infantil e de 3.236 pessoas e considera muito abaixo do esperado o número de crianças vacinadas no último sábado, dia 24 de setembro.

Janaína Travassos, ressaltou que  a vacina para as  crianças de 1 a 5 anos contra o vírus da poliomielite e com a atualização do cartão de vacina para crianças e adolescentes com até 15 anos de idade continuará disponível durante a semana nas  Unidades Básicas  de Saúde, Albert Sabim, Centro Norte, Cidade Alta, Policlínica e Nova Estrela, das 07:30 as 11h e que é imprescindível que a criança ao se dirigir a UBS tenha em mãos a caderneta de vacinação.

No período da tarde adultos e idosos podem receber a dose de reforço contra a covid-19  das 13h às 16:30 h. A pessoa não deve se esquecer do cartão de vacina, CPF e cartão SUS.

A secretária de Saúde, Simone Paes, reforça a necessidade e a importância da vacinação e destaca que os responsáveis devem procurar a sala de vacina mais próxima para regularização do cartão de vacina.

No caso da poliomielite por exemplo, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.
A prevenção se dá exclusivamente por meio da vacinação, que é a única forma de prevenção da poliomielite.

Segundo o prefeito Aldo Júlio, manter o calendário vacinal em dia é fundamental para que casos de diversas doenças não sejam registrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content