SEMUSA

Secretaria de Saúde realiza almoço em homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde de Rolim de Moura

Neste dia 04 de outubro, comemora-se o Dia do Agente Comunitário de Saúde e Agente e a Prefeitura Municipal de Rolim de Moura (RO) através da Secretaria de Saúde parabeniza todos os profissionais do município.
Um dia completo de programação no Espaço Barros para os Agentes Comunitários de Saúde com almoço, além de sorteio de brindes.

O “Agente Comunitário de Saúde” é a pessoa que faz parte da rotina familiar da comunidade, tendo em vista o intercâmbio das informações sobre a saúde daqueles que moram na residência. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, são atribuições do ACS: trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; cadastrar todas as famílias da sua microárea e manter os cadastros atualizados; orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea e acompanhar por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade.

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Jéssica Louback, o ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de Atenção Primária à Saúde e a comunidade. Foi um dia especial, gratidão a cada um dos Agentes que compareceram. Obrigado também aos comerciantes e colaboradores que doaram os brindes para nossos profissionais da saúde, destaca Jéssica.

Segundo a Secretária de Saúde, Simone Paes, a homenagem é um reconhecimento do eficiente trabalho que estes servidores públicos municipais vem desenvolvendo na construção do Sistema Único de Saúde, no sucesso da Estratégia da Saúde da Família, na prevenção e acompanhamento de doenças crônicas e degenerativas.

Para o prefeito Aldo Júlio, os profissionais realizam principalmente um trabalho de cidadania. “Muitas vezes esses profissionais enfrentam sol quente e adversidades, mas exercem o seu papel de orientador, sendo a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde para melhorar suas condições de vida, fica aqui registrado o nosso reconhecimento”, finalizou.