SEMUSA

SEMUSA alerta para número de casos de dengue acima da média em janeiro, 80 casos notificados em Rolim de Moura

Com o número de casos notificados de dengue acima do normal para a época, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da  Secretaria Municipal de Saúde e  Vigilância Epidemiológica emitiu na segunda-feira (30) um comunicado de risco, recomendando a população que reforce os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

No período de 01/01 a 30/01, a Vigilância em Saúde de  notificou 80 casos de dengue.

De acordo com a coordenadora da Epidemiologia, Janaína Travassos, em  comparação com o relatório epidemiológico da dengue no mês de dezembro do ano de 2022, os casos notificados já são 72 a mais. Em dezembro foram notificados 08 casos.

Janaína  reforça que a forma mais eficaz de prevenção é o combate do mosquito Aedes aegypti e chama atenção da população para o combate contra o mosquito em conjunto com as ações desenvolvidas pelo município, que juntos ajudam a evitar a proliferação do inseto.

“Muitas pessoas acham que estes cuidados devem ser feitos uma vez por ano, mas o ideal é toda semana, ao longo do ano todo. Não descartar móveis e objetos que acumulem água em quintal ou terrenos baldios; descartar em local apropriado os lixos domésticos como sacolas plásticas, tampas e garrafas pets; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; verificar se a caixa d’água está bem tampada; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; cobrir bem a cisterna e todos os reservatórios de água e manter as fossas septicas fechadas, são formas de evitar que o mosquito se prolifere e também o aumento de casos da dengue no município, explica Janaína.

Segundo a secretária de saúde, Lucilene André, o objetivo desse alerta é a conscientização da população sobre os perigos e a importância de combater o mosquito e os criadouros, principalmente, durante e após o período chuvoso. Por isso, continuamos contamos com a colaboração de toda nossa população para o combate ao Aedes aegypti. Recebam nossos Agentes de Combate a Endemias, sigam as orientações citadas acima e não ignorem as medidas repassadas pelos Agentes”, reforçou a secretária.