SEMUSA

SEMUSA: Rolim de Moura é destaque no “Seminário Hanseníase no Brasil”

Em pleno Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre os cuidados com a hanseníase, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde foi destaque no “Seminário Hanseníase no Brasil: da evidência à prática”.

O evento foi organizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde – SVSA/MS, realizado em Brasília (DF).

E contou com a participação de coordenadores estaduais de programas de hanseníase, centros de referência, pesquisadores da doença, movimentos sociais e sociedades médicas.

O projeto “Art’s Biohans: Reabilitação socioeconômica de pessoas acometidas pela hanseníase”, foi apresentado pela Terapeuta Ocupacional da Referência em Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Claudia Castanheira Junqueira.

De acordo com Claudia o projeto foi desenvolvido no município desde 2021 dentro do grupo de autocuidado e têm como objetivo a geração de renda e o apoio a inclusão social diminuindo o preconceito e estigma sofridos pelos pacientes que muitas vezes estão em vulnerabilidade social por falta de oportunidades no mercado de trabalho formal.

A Terapeuta Ocupacional ressalta; “participar do grupo de autocuidado dá as pessoas acometidas pela hanseníase a oportunidade de aprenderem mais sobre a doença, seus direitos, técnicas de cuidados para prevenção de incapacidades, autoestima, empoderamento para enfrentar o preconceito e estimula a participação social “explica Claudia.

“Para mim, foi uma honra ter o nosso trabalho reconhecidos pela maior autarquia da saúde, que é o Ministério. Mostrar, nesse evento, que essas experiências devem ser lembradas e mostradas para o país todo é uma grande felicidade e só reforça a ideia de que estamos no caminho certo para fazer o SUS que a gente sonha”, enfatiza Claudia.

O destaque do seu trabalho é merecido a secretária de saúde reconhece e valoriza a atuação desses profissionais, enfatiza a secretária de saúde, Lucilene André.

Temos ciência que é um trabalho árduo para maior qualidade de vida da população Rolimourense. Parabéns pelo profissionalismo e dedicação, precisa e merece ser divulgado, destaca o prefeito Aldo Júlio.

Ministério da Saúde – MS apresentou novas estratégias de fortalecimento ao enfrentamento à doença
Fotos: Ministério da Saúde