SEMAGRI

Prefeitura entrega matrizes e reprodutores para incentivar a suinocultura em Rolim de Moura

Com emenda do deputado Cirone Deiró, 18 produtores foram contemplados no município.

Na manhã desta sexta-feira (24), na sede da secretaria municipal de agricultura (SEMAGRI) DE Rolim de Moura (RO) foram realizadas as entregas de 40 matrizes suínas e 04 reprodutores para vários produtores rurais que se credenciaram na Secretaria Municipal de Agricultura por meio da chamada pública n°05/2022.

No total foram investidos R$ 112.599,60 para a compra dos animais. Este recurso foi proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Cirone Deiró que alocou emenda no valor de 100 mil reais.

Dionísio Pereira Braga, “Goiaba” secretário municipal de agricultura, afirmou que é motivo de alegria contar com apoio do deputado estadual Cirone Deiró e prefeito Aldo Júlio por entenderam a importância de olhar a investir no setor agrícola com a distribuição de matrizes de alta qualidade genética, pois a SEMAGRI busca estimular o desenvolvimento da suinocultura com animais de genética melhorada, elevando o padrão produtivo de Rolim de Moura.

Durante a solenidade no auditório da SEMAGRI, o deputado Cirone lembrou aos produtores que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de produção e exportação de carne suína e que projeto implantado em Rolim de Moura vai servir de referência para os produtores dos demais municípios rondonienses. “Assumi e honrei o compromisso de destinar os recursos para a aquisição do primeiro lote de matrizes e reprodutores, como forma de apoiar e incentivar mais uma atividade agrícola com alto potencial de geração de emprego e renda no campo e na cidade, lembrou o parlamentar ao falar para os produtores contemplados”.

O prefeito Aldo Júlio agradeceu ao deputado Cirone Deiró. Sempre tenho dito que agricultor e nosso maior patrimônio, e estamos implementando mais essa inciativa para que a suinocultura se torne mais uma boa alternativa para diversificação da renda na propriedade, pois depois os produtores contemplados repassarão ao município outras matrizes e vamos ampliar a nosso produção de suínos numa parceria entre os produtores e o poder público e é mais uma área que estamos avançando com muita força, observou o prefeito.

Foram contemplados os seguintes produtores: Adão Olímpio Ribeiro, José Neto Alves, Celso Klippel, Manoel Fermino Ferreira Neto, Marcelo Rodrigues Moura, João Sávio Andrade Alves, Ivonei Resende do Carmo, Antônio José Francisco Neto, Clemerson Lopes Rodrigues, Willians Rodrigues da Silva, Marli Miranda, Alan Plaster, Keila Utikoski de Lima, Marcio José Francisco Paes, Valeria Vieira Keler, João Paulo da Silva Carneiro, Donizete José Alves e Juliana Cristina de Lima Cordeiro.