SEMUSA

9ª Conferência Municipal de Saúde de Rolim de Moura começa amanhã dia 23 de março

Para discutir e aprimorar com a população o modelo de atenção à saúde, propondo diretrizes para os próximos anos, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde junto com o Conselho Municipal de Saúde de Rolim de Moura-CMS, realizará a 9ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 23 e 24 de março. Os encontros serão no Auditório da Faculdade Estácio-FSP.

A etapa da Conferência Municipal de Saúde é um momento de debate entre todos os segmentos da sociedade com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e estabelecer as proposições para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde nas esferas estaduais e nacional com vigência de 2024 a 2027.

Durante a conferência, os participantes discutem os eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Lucilene Andre, podem participar da conferência: usuários da rede pública, trabalhadores, gestores, prestadores, bem como todos os demais movimentos e instituições da sociedade.“A Conferência Municipal é o lugar ideal para discutirmos como está a saúde em nosso Município e juntos buscarmos melhorias para um SUS que queremos, explica Lucilene.

Conforme a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosenilda Maria, a Conferência Nacional de Saúde é um espaço de diálogo entre administração e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre a cada quatro anos. “A saúde pública é uma grande rede que engloba diversos serviços e que muitas vezes as pessoas desconhecem, por isso a necessidade de promovermos conferências para levar informações e esclarecimentos para nossa população, além de construirmos juntos novos projetos, ressalta Rosenilda.

As inscrições para os dois dias de debate já estão abertas e podem ser feitas, acesse:

23/03/2023

14:00 horas- Credenciamento

14:30 horas – Abertura

15:30 horas –  Leitura do Regimento Interno

16:00 horas – Apresentação Cultural

17:00 horas – Cofee- Breack

24/03/2023

08:00 horas- Eixo I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos

09:00 horas- Eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

10:00 horas- Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.

11:00 horas- Eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

14:00 horas -Trabalho em Grupo e discussão de Propostas

16:00 horas – Eleição dos delegados 18:00 horas – Encerramento: (Cofee Breack)