SEMGOV

Rolim de Moura terá Projeto Piloto de sinalização de trânsito em Rondônia

A prefeitura de Rolim de Moura (RO) recebeu nesta terça-feira (12) a diretoria geral do Detran-RO e técnicos do órgão que apresentaram dados de um estudo realizado pela equipe de engenharia de tráfego e estatísticos do próprio órgão atendendo uma solicitação da gestão que busca ferramentas para diminuir o alto índice de acidentes de trânsito em Rolim de Moura.

O prefeito Aldo Júlio destacou a parceria com o Detran como fundamental para o diagnóstico de um dos grandes gargalos que atinge a população que é alto número de acidentes e o desejo da gestão em mudar essa realidade que tem ceifado vidas. O prefeito destacou a atuação da procuradoria jurídica do município, por meio da procuradora Marineuza dos Santos Lopes, que acompanhou as reuniões promovidas pelo Ministério Público que também tem a preocupação em diminuir os acidentes e é parceiro do pleito junto a outros órgãos como, Detran, Comtram, PM, Corpo de Bombeiros, dentre outros que buscam preservar a vida.

Foram duas reuniões nesta terça-feira, uma no gabinete da prefeitura e outra no auditório do Ministério Público, onde o coordenador de estatísticas do Detran, Iremar Torres, que informou que foram realizados “in loco” estudos de volumetria, análise de estáticas, analise de dados, perfil da maioria das vítimas lesionadas, quais os tipos de veículos envolvidos, dentre outros dados que nortearam os estudos e o que deve ser feito em busca de melhorias.

De acordo com Iremar, momentaneamente, deve ser feito trabalho para “Estancar da Sangria” com a implantação de algumas rotatórias e sinalizações para diminuir os pontos de conflitos em locais com alto índice de acidentes e a médio prazo será necessário investir em mobilidade urbana para mudar a realidade do trânsito. Explicou ainda que os estudos demonstram que ao menos 60 rotatórias devem ser colocadas na região central da cidade.

Fábio da Silva Batista Diretor de engenharia de tráfego do DETRAN, agradeceu a parceria com o município e destacou a boa acolhida que a equipe teve em Rolim de Moura durante o período em que foram feitos os estudos e levantamentos para a implementação de mais sinalização em Rolim de Moura e destacou que o município terá projeto piloto no estado para melhoria do trânsito.
O prefeito Aldo Júlio participou das duas reuniões e informou que já está na conta do município o montante de 500 mil reais que serão utilizados nesse projeto. Os recursos foram viabilizados no mandato do ex-deputado federal e hoje diretor geral do Detran, Leo Moraes. O prefeito agradeceu o apoio do governo do estado destacando que o governador Marcos Rocha tem sido municipalista e contribuído com o avanço de Rolim de Moura. Aldo destacou o apoio do Detran, a parceria com Leo Moraes e toda a equipe e reafirmou que haverá muito empenho para que avance a sinalização de trânsito pois é inadmissível se perder tantas vidas pela violência do trânsito.