SEMGOV

Estudantes da Escola Cândido Portinari visitam prefeitura de Rolim de Moura

A disciplina de Trilha de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Juventude, Política e Cidadania dos 2º anos da Escola Integral Cândido Portinari, realizou nesta segunda-feira (25) visita/aula de campo a Prefeitura de Rolim de Moura (RO), com os estudantes e professores das disciplinas de História, Filosofia e Sociologia que integram a trilha:  Me. Socrates Alves de Oliveira e Jéssica Thaisa Bispo Bicalho, com o objetivo de entenderem o papel do prefeito e da gestão do município.

Os estudantes e professores foram atenciosamente recepcionados pelo secretário municipal de Governo Benedito da Silva Leite Filho, “ Professor Benê” que explicou sobre a organização da gestão municipal, do gabinete do prefeito e sobre as secretarias municipais. Na sequência os estudantes foram recepcionados no gabinete pelo prefeito Aldo Júlio, onde falou sobre o papel do prefeito enquanto gestor municipal, os projetos desenvolvidos no município, os desafios e perspectivas da gestão municipal. Na oportunidade os estudantes puderam tirar dúvidas sobre várias questões relacionadas a administração municipal.

Para o professor Me. Socrates Alves de Oliveira: “Visitar e conhecer a prefeitura e o prefeito é de suma importância para os estudantes compreenderem o papel deste na administração pública do nosso município. Ficamos agradecidos ao prefeito Aldo, ao secretário municipal de governo Benedito e aos servidores pela nossa recepção ao gabinete, foi um momento importante de dialogarmos e aprendermos sobre a gestão do município de Rolim de Moura. A aula de campo/ visita contribuiu significativamente para os aprendizados dos estudantes sobre o papel do executivo municipal e sua organização, e também sobre a necessidade da participação cidadã na administração pública, são momentos que enriquecem os saberes para além dos estudados na sala de aula.”

Socrates Alves de Oliveira explicou que a disciplina de Trilha de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Juventude, Política e Cidadania está sendo ofertada nas escolas de ensino médio em tempo integral anual com 12 aulas semanais, tem por objetivo principal despertar o interesse dos estudantes para o verdadeiro sentido da política e sua importância para o exercício pleno da cidadania. Compreender a organização política do país, bem como, conscientizar-se de que o exercício do poder é um ato cidadão e um bem comum, que deve envolver todos os cidadãos para a prática do bem, é de fundamental importância para que os estudantes fortaleçam sua identidade como sujeitos históricos em seu território.

“Cabe ainda ressaltar que, os conhecimentos sobre política, ética, justiça, direitos humanos e cidadania fará com que o educando analise seu papel dentro da sociedade e do cenário político atual e perceba a necessidade desses conhecimentos para o seu desenvolvimento pessoal, social e de preparação para o mundo do trabalho”, afirmou o professor.