AGERROM

Audiência Pública em Rolim de Moura reúne a comunidade para discutir a Reformulação do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na manhã do dia 16/04/2023, a cidade de Rolim de Moura deu um passo importante em direção à melhoria do saneamento básico, com a realização da Primeira Audiência Pública de Reformulação do Plano Municipal de Saneamento Básico. A reformulação deste plano, construído com a participação da comunidade, visa atender às demandas emergentes da cidade e garantir um futuro mais sustentável e saudável para todos os seus habitantes.

Para o Presidente da AGERROM, Tiago Michael Caliani, “a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é uma necessidade real para Rolim de Moura, pois esse planejamento de longo prazo irá nortear todas as ações que envolvem o saneamento, tanto na área urbana quanto na rural. A parceira com o IFRO gerou grandes expectativas, pois é uma entidade comprometida com pesquisa e a ciência, o que nos confere confiança para apresentar à comunidade um projeto de alta qualidade, e que atenda principalmente a necessidade da população.”

O evento, que teve início às 09h da manhã, aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes de instituições públicas e da sociedade civil. Tendo como objetivo, apresentar à comunidade as etapas da elaboração do PMSB e as formas de participação da sociedade. A audiência contou com a participação da comunidade, representantes de organizações comunitárias, acadêmicos da universidade e representantes do poder público, que tiveram a oportunidade de conhecer as etapas de elaboração do PMSB e as formas de participação social.

Entre as autoridades presentes, destacaram-se o Reitor do IFRO, o Presidente da AGERROM, Tiago Michael Caliani, o Presidente da Câmara Municipal, Cidinei Furtunato, a Secretária Municipal de Governo, Erica Regina Queiroz da Silva Cunha, a Procuradora Geral do Município, Marineuza dos Santos Lopes, o representante da Autarquia de Saneamento de Rolim de Moura – SANEROM, Adilson Júlio Pereira, o Diretor das Águas de Rolim, Ary Carlos Laydner Junior e a Presidente da Associação Empresarial de Rolim de Moura – ACIRM, Gisele Cristiane Castro da Silva.

Para o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa de Souza, a ação representa os esforços do IFRO na colaboração com o desenvolvimento social, ambiental e sustentável do município de Rolim de Moura. Reforçando que: “Para o IFRO estender sua atuação até o município de Rolim de Moura sobretudo com um projeto desta magnitude é valioso e faz parte da nossa missão institucional, que é a de contribuir para uma sociedade melhor. Nossos agradecimentos a toda comunidade de Rolim de Moura por nos receber bem e aos coordenadores do projeto, especialmente a professora Gedeli Ferrazzo e Ricardo Teixeira Gregório de Andrade que estiveram conosco e pelo trabalho significativo que realizam”.

A reformulação do PMSB de Rolim de Moura, é resultado da parceria estabelecida entre o IFRO e AGERROM, por meio do projeto Saber Viver, que visa a prestação de assessoria técnica especializada para auxiliar na elaboração e implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico, incluindo apoio profissionalizado no diagnóstico e construção do plano, além da criação de mecanismos de monitoramento e avaliação da gestão do saneamento básico.

A Primeira Audiência Pública de Reformulação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rolim de Moura representa o primeiro passo em um processo contínuo de diálogo e colaboração entre instituições públicas e sociedade civil. Para a construção de um PMSB que represente os anseios da população e na superação dos desafios enfrentados pelo município em relação ao saneamento básico.

Texto Assessoria IFRO