SEMGOV

Rolim de Moura recebe certificação do Selo Unicef

Apenas 09 municípios de Rondônia receberam a certificação

O município de Rolim de Moura (RO) recebeu a certificação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, edição 2017-2020 por cumprir todas as etapas necessárias, avançando na redução das desigualdades sociais e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes neste município. O Selo certifica que o município cumpriu todos os resultados sistêmicos, onde garante as crianças e adolescentes do município Saúde, educação e Assistência Social.  A solenidade de entrega do troféu ocorreu na manhã desta segunda-feira (12) na câmara de vereadores pela articuladora do Selo Unicef 2017-2020 no município Vanderleia Skiezynski ao prefeito Aldo Júlio.

Ela explicou que dos 52 municípios rondonienses inscritos no projeto, apenas 09 cidades do estado receberam o selo, graças ao envolvimento das as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e CMDCA. Vanderleia Skiezynski disse que na primeira avaliação Rolim de Moura tinha ficado fora das cidades premiados com o título, mas interpôs recursos pedindo revisão e com o reenvio de documentos, o município alcançou 10 resultados sistêmicos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância enviou uma carta ao município agradecendo o empenho nesta edição do projeto, parabenizando pelas conquistas e avanços ao longo do percurso.

O prefeito Aldo Júlio agradeceu ao trabalho de toda a equipe que se envolveu no projeto: Articuladora Vanderleia Skiezynski, Mobilizadora Sheila Priscila Melo, Presidente do CMDCA, João Márcio e todos que contribuíram com o sucesso dos trabalhos.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Pra que serve?

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.