Fotos & Vídeos

SETEMBRO VERDE: Rolim de Moura recebe ação campanha sobre sensibilização de doação de órgãos

Trabalho foi realizado pela Associação Rondoniense de renais crônicos e farmácia municipal
 
Na manhã desta quinta-feira (23) o município de Rolim de Moura (RO) foi palco da campanha Setembro Verde Ação que tem o intuito de sensibilizar a população para a doação de órgãos e tecidos. Na cidade de Rolim de Moura o evento ocorreu em frente Departamento De Assistência Farmacêutica (DAF) também conhecido como farmácia municipal em parceria com Jonas Cavalcante presidente da Associação Rondoniense Renais Crônicos Transplantados e Diabéticos de Rondônia (ARRCT-RO), Faculdade Estácio/FSP, Janete Lins, diretora Clinica da Mulher e Simone Paes Secretaria municipal da saúde.
 
Jonas Cavalcante alerta que a campanha tem como objetivo sensibilizar a população quanto a importância da doação para salvar a vida de muitas pessoas que aguardam por um transplante.
 
Diolan Tenório Cavalcante, Farmacêutico responsável pelo DAF, informou que dentro das atividades desta manhã foram realizados teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, teste rápido para identificar Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e uma palestra sobre a importância de ser um doador e conversar com família sobre o assunto.
O presidente da ARRCT-RO lembrou que a Doação de órgãos e tecidos envolve muitas etapas e os profissionais de saúde estão presentes em cada um deles. Procedimento, acolhimentos e informações corretas e humanizadas contribuem significativamente para tornar ainda mais eficiente o sistema nacional de transplantes.
 
“Neste momento de pandemia causado pelo coronavírus, no mundo inteiro e no Brasil têm sido observadas queda nas doações de órgãos e nas realizações de transplantes, tornando-se um desafio para os países, tanto pelos esforços para manutenção das doações, quanto para garantir a segurança das equipes de saúde e dos pacientes. A campanha se tornou ainda mais necessária, tendo em vista o fato de que o Brasil contabilizava um número crescente de transplantes nos últimos anos, Doe órgãos. A vida precisa continuar”, afirmou Jonas Cavalcante ao lembrar do tema da campanha.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content