SEMUSA

Gestantes de Rolim de Moura participam de palestras sobre importância do pré-natal odontológico

Gestantes e puérperas de Rolim de Moura (RO) receberam na manhã de hoje uma palestra com o tema: “Saúde Bucal da Gestante”. O evento ocorreu no prédio do Centro Especializado de Odontologia (CEO) e contou com a participação das acadêmicas da UNIFACIMED de Cacoal (RO). Além das informações da palestra, as mamães saborearam um delicioso café da manhã, ganharam brindes e receberam informações sobre amamentação, como fazer a higienização da boquinha do recém-nascido e todos os cuidados e dicas de quando a criança fica enjoada quando começa a nascer os primeiros dentes.
O evento contou a presença do vice-prefeito Alcides Rosa, Secretária municipal de Saúde, Simone Paes, Jéssica Louback, diretora de atenção Básica e a assessora Raissa Bretas. O Trabalho é realizado pela SEMUSA e coordenado pela odontóloga Ellen Rose, responsável da rede municipal de saúde bucal.
Ellen Rose explicou que a SEMUSA seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o município de Rolim de Moura, tem implantado a promoção da saúde bucal da gestante, pois é um importante passo para garantir o cuidado integral em saúde, fortalecendo a qualidade de vida da mãe e da criança. O pré-natal odontológico é um acompanhamento que visa orientar as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal. Essa prevenção é importante para evitar cáries, infecções e até extração dentária.
Ellen Rose disse também que o trabalho de pré-natal odontológico será intensificado na saúde básica do município, com o objetivo das mamães compreenderem a importância de incluir a saúde bucal no pré-natal. A medicina tem avançado em várias áreas e o pré-natal odontológico, é importante porque a saúde bucal da gestante influencia diretamente o ambiente e a saúde do bebê.