SEMAS

SEMAS retoma encontro dos idosos em Rolim de Moura

Vice-Prefeito Alcides Rosa participou da solenidade

A secretaria municipal de assistência social (SEMAS) de Rolim de Moura (RO) retomou nesta quarta-feira (06) por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI). A titular da SEMAS, Sandra Miranda, lembrou que os encontros faziam parte da rotina dos idosos todas as quartas-feiras no próprio CCI, mas a pandemia impossibilitou a realização dos encontros semanais por quase dois anos.

“Fizemos tudo de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, retomamos os encontros seguindo os protocolos de combate a covid-19, inclusive exigiu-se o documento de comprovação das duas doses de vacina e seguiremos todos os protocolos de distanciamento, mas até dezembro os encontros semanais estão garantidos aos nossos idosos” afirmou a secretária municipal de assistência social.

Ozenir Amaral Schelbauer Diretora de Serviço de Proteção Social Básica relatou que no encontro desta quarta-feira uma parceria com a equipe da secretaria municipal de saúde permitiu a aferição de pressão dos idosos e informações sobre prevenção da covid-19, inclusive a obrigatoriedade do uso de máscara enquanto permanecerem nas dependências do CCI.

 No retorno dos trabalhos a psicóloga Josiane Rolim fez uma dinâmica de trabalho e trazendo mensagem de acolhimento e apresentou a palestra “Aprendendo a Lidar com as Emoções”, a qual retratou a importância das emoções na nossa vida. Sabendo reconhecer quando as emoções são normais e quando estão alteradas. “Temos as emoções bases medo, raiva, nojo, tristeza e alegria são emoções normais, porém quando uma emoção começa a aparecer durante dias, semanas e meses, isso pode nos prejudicar, neste caso precisamos fazer algo para auxiliar ao controle das emoções” afirmou a profissional. Neste momento foi pedido para que todos levantassem e seguissem os comandos da psicóloga Josiane Rolim, ela começou a movimentar o corpo com movimentos abaixando, levantando movimentando e exercitando todas as partes do corpo, visto que o exercício físico ajuda na saúde mental proporcionando calma e bem-estar emocional.

O vice-prefeito Alcides Rosa participou da solenidade de abertura e disse da alegria de estar entre as pessoas da melhor idade e rever muitos amigos. “Eu não sou mais menino, já passei dos 60 faz tempo, sempre que minha agenda permitir quero estar aqui com vocês jogando caxeta e participando das atividades no CCI, afirmou o vice-prefeito.

Além da palestra, aferição de pressão, informações preventivas sobre a covid-19, os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso foram recepcionados com um delicioso café da manhã e participaram de muitas brincadeiras como jogo de cartas, dama, entre outros atividades que valorizam os idosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content