SEMAS

13ª Conferência Municipal de Assistência Social discutirá a reconstrução do SUAS

Nos dias 28 e 29 de junho, o município de Rolim de Moura (RO) sediará a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que abordará o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento ocorrerá no Auditório da Faculdade Estácio/FSP a partir das 19h do dia 28 e das 08h no dia 29.

Esse encontro tem como objetivo principal promover debates e reflexões acerca da realidade atual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e pensar em estratégias para sua melhoria e fortalecimento.

A organização informou os eixos temáticos que serão discutidos durante a conferência em Rolim de Moura.

EIXO 1: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país com Douglas Henrique Cunha –  Técnico de Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS da Secretaria Estadual de Assistência Social – SEAS.

EIXO 2 Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas com, Amós de Barros Eler, Coordenador da Prepararte.

EIXO 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS? Com Giovani Martins dos Santos – Assistente Social do CRAS.

EIXO 4 –Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS com Shalimar de Alcântara Souza -Formada em Serviço Social Graduanda em curso de Direito.

EIXO 5 –Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS. com Franceliza Cosmo Rodrigues -graduada em Serviço Social

Sandra Miranda, secretária da SEMAS, lembra que a Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social.

O SUAS é uma política pública fundamental para garantir o acesso a serviços, programas e benefícios sociais à população em situação de vulnerabilidade. Sua reconstrução visa aprimorar a efetividade dos serviços oferecidos, a estão dos recursos e a participação social, de forma a atender melhor às demandas da comunidade.