SEMMADU

Rolim: Comtran lança campanha “ Trânsito seguro, sua responsabilidade salva vidas”

A Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtran) de Rolim de Moura (RO) consciente do seu papel institucional no desenvolvimento de ações educativas de trânsito, cujas intervenções tem por finalidade conscientizar a população sobre a importância de obedecer às normas de segurança no trânsito, como forma de diminuir os índices de violência no trânsito neste município, lança a Campanha de Educação para o Trânsito cujo tema é “Trânsito seguro, sua responsabilidade salva vidas”,

A campanha tem como objetivo efetivar a educação contínua para o trânsito, de forma a orientar pedestres e condutores, quanto à princípios, valores, conhecimentos, habilidades e atitudes favoráveis e adequadas à locomoção no espaço social, para uma convivência no trânsito de modo responsável e seguro. Esta campanha conta com a parceria dos empresários locais e instituições não governamentais: Auto Escola Docar, Canopus Motos, Auto Posto Ouro Branco, Copiadora Master, Grande Rede Fibra, Associação de Ciclistas, Rotary e Lions Club.

O respeito às normas de trânsito e o bom senso são fatores fundamentais para reduzir os números de acidentes e tornar o trânsito mais seguro. As estatísticas nos mostram uma realidade assustadora, aproximadamente 90% dos acidentes de trânsito são causados pelo fator humano, o que nos leva a concluir que o comportamento humano é a principal causa da violência no trânsito. A fim de minimizar a ocorrência de acidentes no município a Comtran por meio dos seus agentes de trânsito tem desenvolvido ações como: Pit ‘Stop Educativo, onde além de orientar e conscientizar pedestres e condutores será distribuído material informativo com dicas para um trânsito seguro. Os agentes de trânsito também realizarão Roda de conversa com condutores de empresas privadas, instituições governamentais e não governamentais com intuito de instruir os motoristas sobre seus deveres no trânsito.

Segundo o gerente de trânsito Valdinei Adriano “O fator humano é responsável pela maioria dos acidentes, quando acontece os acidentes as pessoas tendem a culpar o veículo, as vias, as sinalizações, e até mesmo a falta de fiscalização. Porém, o fator humano é um dos grandes responsáveis pela maioria dos acidentes, sendo possível observar em um pequeno trajeto, motoristas que não usam as setas indicadoras de direção na conversão, ultrapassagem pela direita, circulam na contramão, ignoram as faixas de pedestres, não respeitam locais de parada e estacionamento, não obedecem aos sinais semafóricos e placas (PARE), conduzem veículos sem cinto de segurança, utilizam aparelho celular, excedem os limites de velocidade, entre outras”.

Deste modo, a Coordenadoria Municipal de Trânsito – Comtran- enfatiza que o condutor é quem decide suas ações ao dirigir, se usa ou não o cinto de segurança, se usa ou não o celular ao dirigir, ou seja, o condutor é o responsável para termos um trânsito mais seguro. “Pedimos, então, que cada cidadão seja consciente e zele pela segurança pessoal e coletiva melhorando assim, a qualidade de vida em nosso município.