SEMEC

Fórum Comunitário do Selo UNICEF mobilizou entidades em Rolim de Moura

Evento organizado pela SEMAS contou com a participação de mobilizadores dos municípios de Ministro Andreazza, Santa Luzia e Nova Brasilândia

O município de Rolim de Moura (RO) realizou na última terça-feira (22) ao I Fórum Comunitário do selo Unicef – Edição 2021/2024. O evento ocorreu no plenário da câmara municipal e contou com a presença de vários órgãos do município ligados ao direito das crianças. Participaram também os mobilizadores do Selo Unicef dos municípios de Ministro Andreazza, Santa Luzia e Nova Brasilândia.

Fabiana Corrêa Articuladora Municipal do Selo UNICEF, explicou metodologia do Selo os objetivos e sua importância. Ela ressaltou que o Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes. Com um resultado prático um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, que deve ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF.

A Secretária Municipal de Assistência Social Sandra Miranda agradeceu a toda equipe envolvido no evento e explicou que de Rolim de Moura apareceu entre 09 em um total 52 de Rondônia a receber a certificação. Ela explicou também que o Selo UNICEF é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e que Rolim de Moura está desenvolvendo as atividades nesse sentido com a equipe intersetorial do selo UNICEF.

O prefeito Aldo Júlio participou do evento parabenizou a secretária Sandra Miranda pelas ações na SEMAS destacando o bom desenvolvimento da equipe e falou sobre a importância do evento ao município e sobre a colaboração do município no mesmo, e garantiu o apoio da gestão em prol das atividades para garantia do selo. O evento contou com a participação do Vereador Ronny Ton Zanotelli que representou o poder legislativo e as secretárias de saúde, Simone Paes e de educação e cultura, Cleide Lopes. Também participou do evento o articulador Bruno Gubert, mobilizador de adolescentes que vai garantir a participação de meninas e meninos em todo o processo, por meio dos núcleos de cidadania dos adolescentes (NUCA). O conselho tutelar foi representado pela conselheira Soraia Batista. O CMDCA pelo presidente João Márcio de Oliveira Rodrigues e o Núcleo de Adolescente foi representado pelo jovem kauã Wesley Batista. Além da participação da sociedade civil por meio de representantes das empresas Águas de Rolim, Ecoporé, Associações Aselci, Pequeno Dragão e o Grupo de pais e mães de Autistas, entre outros participantes, que contribuíram para elaboração e aprovação do Plano de Ação.