SEMAGRI

Liberação de recursos para suinocultura atende proposta do prefeito Aldo Júlio, afirmou deputado Cirone

A partir da nota de empenho, a prefeitura de Rolim de Moura já pode iniciar o processo para a aquisição das matrizes e reprodutores de alta qualidade genética que serão entregues aos produtores locais

Ao confirmar a liberação da nota de empenho no valor de R$ 100 mil para a implantação do projeto piloto de suinocultura no município de Rolim de Moura, o deputado Cirone Deiró destacou o trabalho que o prefeito Aldo Júlio vem realizando para diversificar a produção agrícola local. Os recursos estão sendo liberados por meio de emenda parlamentar. A partir da nota de empenho a prefeitura de Rolim de Moura já pode determinar aos técnicos o início do processo para a aquisição das matrizes e reprodutores de alta qualidade genética, a serem distribuídas aos agricultores que se enquadram no perfil de criadores de suínos, previamente cadastrados pela secretaria municipal de agricultura.

De acordo com o deputado Cirone, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de produção e exportação de carne suína. Cirone explicou que o projeto a ser implantado pelo prefeito Aldo Júlio, em Rolim de Moura vai servir de referência para os produtores dos demais municípios rondonienses. O prefeito Aldo Júlio está trabalhando ao lado dos agricultores para fomentar esse importante segmento da cadeia produtiva de proteína animal. Assumi o compromisso de destinar os recursos para a aquisição do primeiro lote de matrizes e reprodutores, como forma de apoiar e incentivar mais uma atividade agrícola com alto potencial de geração de emprego e renda no campo e na cidade,” assegurou.

O prefeito Aldo Júlio agradeceu ao deputado Cirone Deiró, a liberação dos recursos para a implantação de projeto que fará do município de Rolim de Moura uma referência na suinocultura. Segundo o prefeito, o município já conta com algumas iniciativas isoladas de agricultores que encontraram na suinocultura uma boa alternativa para diversificação da renda na propriedade. “É perceptível que o consumo da carne suína cresceu mais de 50% nas últimas décadas. Para atender essa demanda do mercado consumidor precisamos investir em matrizes de qualidade para assegurar aos produtores uma maior capacidade produtiva e aos consumidores um produto de qualidade,” afirmou.

Na avaliação do vice-prefeito Alcides Rosa, a parceria de trabalho que o deputado Cirone Deiró tem firmado com o desenvolvimento do município de Rolim de Moura está trazendo resultados positivos para a geração de emprego, renda e o bem-estar da população local. O vice-prefeito disse que há anos, acompanha os agricultores que buscavam apoio para investirem na suinocultura. “Foram muitas as promessas que não prosperaram. Desde que o prefeito Aldo Júlio e eu assumimos o compromisso de incentivar a cadeia produtiva da suinocultura encontramos no deputado Cirone o parceiro que está destinando  os recursos necessários para a implantação desse projeto piloto que servirá de referência aos produtores de outros municípios. Hoje, recebemos essa nota de empenho com o sentimento de que estamos iniciando um ciclo de prosperidade para os produtores locais. Agradeço ao deputado Cirone pelo apoio e parceria de trabalho com o município de Rolim de Moura,” celebrou.

O secretário municipal de agricultura Dionísio Pereira Braga ” Goiaba” informou que a liberação dos recursos para a compra das matrizes suínas busca ampliar os programas e ações que a secretaria municipal de agricultura tem realizado em apoio aos agricultores locais. “Desde o início o prefeito Aldo Júlio determinou que trabalhássemos pela diversificação da produção agrícola. Todas as ações da secretaria de agricultura de apoio ao setor têm esse foco. Agora, com a liberação dos recursos pelo deputado Cirone, vamos melhorar cada vez mais a geração de renda para os produtores. Acreditamos que a suinocultura se transformará em grande potencial econômico para o setor agrícola de Rolim de Moura,” concluiu.