SEMMADU

Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas em Rolim de Moura

Denúncias podem ser feitas pelo fone 3442-3100

“Evitar incêndios é proteger a natureza e a sua saúde!” é tema da campanha lançada nesta segunda–feira (09) pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Turismo (SEMMADU). A iniciativa tem como objetivo manter a vigilância contínua contra as queimadas e chamar a população para participar das ações de preservação e combate às queimadas em nosso município.

“O combate às queimadas é um desafio árduo para secretária durante todo ano, no entanto no período de estiagem os focos são mais identificados. Por isso, também, intensificamos as ações de prevenção, com o lançamento desta campanha agora no mês de maio. Visando assim, coibir os focos de queimadas no período de seca”, enfatizou o secretário municipal de meio ambiente Olício Domingos.

A campanha foi lançada com uma carreatada nos bairros do município com maior incidência de focos e contou com a participação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Batalhão do Corpo de Bombeiros, entidades parceiras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no combate às queimadas.

O secretário, Olício Domingos, relata ainda, que “no nosso município a incidência de focos de fogo é oriunda do ateamento de fogo no lixo doméstico, em restos de podas e folhas secas de árvores e em limpeza de terrenos, e alerta a população que esta prática é crime ambiental sujeito a multa aos proprietários dos terrenos e residências em casos de focos de queimadas de acordo com o Código Ambiental Municipal Lei nº 68/2009.

Assim, a secretaria pede encarecidamente que a população se conscientize dos danos que as queimadas causam ao meio ambiente e a saúde dos moradores, cuja fumaça pode desencadear doenças respiratórias, mudanças no clima acarretando em temperaturas muito elevadas, colocando assim, em risco a saúde de nossas crianças e idosos.”

A bióloga Mônica Reis do Núcleo de Educação Ambiental – Semmadu, reforça que a secretaria, entidades parceiras, juntos com a população de Rolim de Moura podemos mudar este cenário e tornar o ambiente da nossa cidade agradável e saudável.

Também foi informado o disque-denúncia por meio do 3442-3100.