SEMAS

Crianças atendidas pelo Serviço de Fortalecimento de vínculo de Rolim de Moura visitam Viveiro Cidadão

A diretora de serviço de proteção social básica da secretaria municipal de assistência social (SEMAS) Ozenir Tomas do Amaral Schelbauer informou que no dia 11 deste mês a equipe que coordena o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, realizou um passeio guiado com as crianças e adolescentes, no Viveiro Cidadão em Rolim de Moura (RO), sendo apresentado o viveiro e tudo que é desenvolvido pelo mesmo nos horários da manhã e tarde.

A Ação Ecológica Guaporé – ECOPORÉ, é uma instituição sem fins lucrativos, criada em Rolim de Moura em 1988, a qual elabora e executa projetos socioambientais no estado de Rondônia, que envolvem diversos públicos, entre eles, crianças e adolescentes, agricultores e agricultoras, indígenas, e diversas comunidades tradicionais.

Possui um viveiro de mudas agrícolas e florestais, com capacidade de produção de 700 mil mudas anuais. Dentre os projetos, possui o Projeto Viveiro Cidadão, que é realizado em 12 municípios da zona da mata rondoniense e seu entorno, o qual possui patrocínio da Petrobras.

Inicialmente tivemos a apresentação do viveiro de uma forma geral, como é dividido cada um dos setores, desde a forma como é feita a coleta e manejo das sementes, mostrando as particularidades de cada uma delas, até a ponta final que é a distribuição das mudas, informou a Coordenadora do SCFV de Rolim de Moura, Sheine Otto Pinto Rodrigues

A secretária da SEMAS, Sandra Miranda, lembrou que em seguida as crianças e adolescentes seguiram para o Viveiro-01 onde aprenderam como é feito o processo de semear, e um pouco sobre a anatomia de cada mudinha, além do tempo de brotação de algumas espécies, depois entraram no Viveiro-02 aprenderam um pouco mais de como deve ser feito a preparação do solo, para receber uma mudinha e por último, no Viveiro-03 aprenderam como é feita a irrigação, e a importância de um local adequado para que uma muda se desenvolva.

Logo após as crianças e adolescentes tiveram a experiência de literalmente colocar a mão na massa, dividiram-se em pequenos grupos, ao qual se deslocaram para cada setor e aprenderam na prática como demanda de tempo e dedicação o processo para se obter uma mudinha.

Encerrado o passeio no viveiro foi entregue brindes as crianças e os adolescentes e em seguida foi servido um lanche encerrando assim as atividades do dia. Nesta visita nossas crianças e adolescentes presenciaram o quão importante e longo é o processo de uma pequena mudinha até uma grande árvore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content