SEMUSA

Centro de Especialidades Odontológicas de Rolim de Moura realizou a ação Outubro Rosa “Saúde começa pela Boca”

A Prefeitura Municipal de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou mais uma ação alusiva ao Outubro Rosa ‘’ Mulheres em Ação’’ – A Saúde começa pela Boca. Câncer de boca; o outubro Rosa é oportunidade perfeita para se falar do assunto e se prevenir.

Conforme com a Coordenadora Municipal de Saúde Bucal do CEO, Ellen Rose, é preciso aproveitar o outubro rosa para tratar de uma doença que afeta muitas mulheres. Entendemos o foco no câncer de mama, mas a boca pode ser alvo deste tipo de enfermidade que pode apresentar característica maligna. O câncer de boca é uma das grandes preocupações e a detecção desta enfermidade em mulheres é crescente e precisa de um olhar cuidadoso do dentista, enfatiza Ellen.

Segundo Ellen a ação foi aberta para a comunidade participar e para enriquecer o evento às técnicas em saúde bucal, Geize Keli Tomaz e Camilla Machado realizaram um bate papo com as pacientes. As técnicas em saúde bucal, Adriana Bressanini Meiri Tramontini também estiveram presentes no evento juntas com as dentistas, Andressa Coviaque, Juliana Henrique, Lenieser Fajardo Nunes que trouxeram orientação em saúde bucal e limpeza dentária. Parabéns para todas que participaram, o evento foi um sucesso desde a recepção com Edna Cabral até os últimos detalhes com as demais profissionais, diz Ellen.

O autoexame é fundamental para a detecção precoce de um câncer de boca, recomendado para homens e mulheres. Observe se existe lesões na língua, gengiva, assoalho da boca e entre outras regiões, enfatiza a técnica em saúde bucal Camilla Machado.

De acordo com a secretária de saúde, Simone Paes, todo momento é hora de aprender e reaprender. Aqui no CEO poderemos tirar dúvidas, aprender a fazer uma higiene adequada da boca e prevenir doenças adquiridas principalmente por bactérias.

O prefeito, Aldo Júlio ainda reforça o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um investimento importante em saúde, um centro de referência que atenderá nossa população. Estamos com profissionais competentes, empenhados em oferecer o melhor e essa é a nossa proposta, por meio de ações assim temos a chance de prevenir e se for o caso, iniciar o tratamento, uma gestão para avançar em todas as áreas da administração municipal, afirma Aldo.