SEMOSP

Crianças entre 6 meses e 2 anos, com comorbidades, serão vacinadas contra Covid-19 em Rolim de Moura na próxima semana

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa a população que imunizará contra a Covid-19 vacinar as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades e com deficiência.A ação acontecerá na Epidemiologia, ao lado do hospital municipal no dia 29 de novembro no horário das 08h00 às 12h00.
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, no momento da a aplicação, a orientação é que apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.
Segundo a Coordenadora de Epidemiologia, Janaina Travassos, o esquema de vacinação primário será composto de três doses em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas (28 dias) de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas (56 dias) após a segunda dose.
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, as comorbidades prioritárias para vacinação com a Pfizer Baby são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.
A Secretária de Saúde, Lucilene André, reforça que a imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento e o aumento de casos, internações e óbitos. Não podemos nos acomodar, cruzar os braços e achar que a covid-19 acabou, vamos continuar nos cuidando e protegendo nossas famílias, enfatiza Lucilene.