SEMAS

Assistência Social realiza encerramento dos trabalhos com Pessoas em Situação de Rua em Rolim de Moura no ano 2022

Ação faz parte do Projeto “Da Rua para Você” que trabalha a “Valorização do Eu”.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Rolim de Moura (RO), por meio do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, em parceria com a Rede Intersetorial, SEMUSA e Sociedade Civil, desenvolveu nesta terça-feira (20), ação de encerramento dos trabalhos de 2022 do projeto “Da Rua para Você” com as pessoas em situação de rua com intuito de trabalhar a “Valorização do Eu”. As ações ocorreram no Centro de Convivência do Idoso.

Foi ofertado café da manhã, banho, disponibilizado roupas; foi ofertado exames e consulta médica, aferição de pressão arterial; teste de glicemia e momento de interação lúdica. Foi desenvolvido uma exposição de fotos de todo trabalho feito pelo CREAS durante o ano com as pessoas em situação de rua.

A Semas informou que que durante este ano o CREAS atendeu 38 pessoas em situação de rua sendo, 13 pessoas permanentimente em Rolim de Moura e 25 pessoas de maneira rotativa. Das quais, duas pessoas foram passar o final de ano com seus familiares e uma pessoa foi internada na Comunidade Terapêutica.

A secretária municipal de assistência social, Sandra Miranda informou que das ações desenvolvidas pelo CREAS, voltados as pessoas em situação de rua destacam-se: Escuta qualificada, encaminhamentos para internação, contato com familiares, oferta de acolhimento na casa de apoio, solicitação se segunda via de certidão de nascimentos, concessão de beneficio de passagem, alimentação e promoção articulada com a Saúde com oferta de consulta médica, teste rápido, aferição de pressão, curativos entre outros.

“Nossa equipe tem feito as ações para oferecer dignidade para pessoas que vivem nessas condições. A nossa gestão que tem como lema gostar de gente tem feito todo o esforço para que esses cidadãos que sofrem algumas discriminações, mas são acolhidos por nossa equipe que oferece muitos serviços e principalmente carinho e respeito. Hoje fizemos esse encontro, uma forma de confraternizar com esses pessoas tão especiais e que precisam do nosso apoio e dentro das nossas forças e possiblidades, nossa equipe faz de tudo e forma mais sublime, os tratando com dignidade e respeitando a história de vida de cada um” afirmou a secretária desejando que todos tenham melhores dias.