SEMUSA

Mês da Mulher: Secretaria Municipal de Saúde realizará campanha do Março Lilás em Rolim de Moura

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal Saúde realizará no dia 28 de março, uma mobilização ofertando vários procedimentos; Teste rápido, Preventivo, solicitação de exames voltado a saúde da mulher (atendimento médico), aferição de pressão arterial e palestras.

Para a ação, as UBS’s funcionaram no período da noite, das 18h30 às 21h00 para possibilitar o atendimento para todas as mulheres e em especial para aquelas que trabalham fora e têm dificuldades de ir até uma unidade para a realização de seus exames.

Será uma ação para todas as unidades; Centro Norte, Albert Sabin, Planalto, Cidade Alta, Jardim Tropical, Policlínica e no Distrito Nova Estrela.

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Jéssica Louback, o objetivo é levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero, ressalta a secretaria de saúde, Lucilene André.

Segundo o prefeito, Aldo Júlio, essa ação será em razão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, este foi o mês escolhido para a campanha Março Lilás, de modo a envolver o cuidado com a saúde na programação especialmente dedicada às mulheres neste período, promovendo prevenção e bem-estar.