SEMUSA

DEZEMBRO VERMELHO: Secretaria de Saúde de Rolim de Moura conscientiza sobre a prevenção e combate à Aids

Após a Campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia o “Dezembro Vermelho”. A ação visa conscientizar a população sobre a importância de realizar exames preventivos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis, como o HIV.

O Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Jessica Louback, o laço vermelho é o símbolo da intensificação das políticas públicas de combate a essas doenças. Jessica explica que as ações têm sido intensificadas, não só no mês de dezembro, mas durante todo o ano. Trabalhamos o ano todo juntos com a população quanto à conscientização com relação às doenças sexualmente transmissíveis, principalmente sobre o HIV, as hepatites B e C e a sífilis. Durante o mês, serão realizadas atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids.

A secretária de Saúde, Lucilene André, reforça a importância da informação como ferramenta de prevenção. “O vírus HIV e de outras infecções continuam afetando milhares de pessoas e a única forma é a prevenção. O uso de preservativos em todas as relações sexuais, não compartilhamento de agulhas e seringas e o cuidado com a saúde. Em caso de suspeita, procurar imediatamente uma unidade de saúde”.

O prefeito Aldo Júlio, lembra que o diagnóstico precoce é a principal forma de deter o aumento de infecções. “É fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para o tratamento, por isso o ‘Dezembro Vermelho’ tem como objetivo reduzir a mortalidade e prevenir a transmissão do HIV.