Vacinação contra Influenza e de trabalhadores na saúde contra o Sarampo tem início a partir de hoje
A divisão de epidemiologia de Rolim de Moura (RO) informou que o Ministério da Saúde realizará a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo no período de 04 de abril a 03 de junho, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril. O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade.
A enfermeira Janaína Travassos informou que serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde, no intuito de atualizar a situação vacinal contra o sarampo. Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
No mesmo período de 04 de abril a 03 de junho o Ministério da Saúde realizará a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril.
Na campanha contra a influenza, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.