SEMUSA

Ação do Centro de Zoonoses e Unir resulta em mais de 70 animais castrados em Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizaram cerca de 77 cirurgias de castração para cães e gatos, totalmente gratuitas.

O cadastro dos animais é realizado no Centro de Zoonoses (CCZ), de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Uma ação voltada para a população de baixa renda, sendo necessário a comprovação da condição através de documentos pessoais (RG e CPF), cadastro no CadÚnico e Número de Identificação Social (NIS).

A castração é realizada pelos acadêmicos de Medicina Veterinária da UNIR, que são orientados pelos docentes do curso, juntamente com os servidores do CCZ, e os procedimentos são realizados na Fazenda Experimental da Universidade, localizada no km 15 da linha 184, saída para Ji-Paraná, explica o professor e Médico veterinário, Dr. Ivan Santos.

O projeto isenta o tutor de custos, viabilizando uma castração de qualidade para os animais com donos sem condições financeiras de fazerem o procedimento de forma particular, destaca a secretária de saúde Lucilene André.

Porém vale ressaltar que no Centro de Zoonoses são esterilizados apenas os animais que perambulam pelas ruas para diminuir a superpopulação de animais de rua, além de conscientizar a população sobre o crime de maus-tratos contra animais, diz a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Oneide  da Silva.

Quero aproveitar e chamar a atenção da população, caso você realize seu cadastro, compareça realmente. Nós ligamos confirmamos e no dia o cidadão não comparece, isso causa transtornos e ainda tira a oportunidade de outra pessoa trazer o seu animal para os procedimentos disponibilizados, ressalta Oneide.

A ação é uma ferramenta no controle reprodutivo de cães e gatos do município, através da esterilização cirúrgica. Parabenizo toda equipe envolvida e aos parceiros, enfatiza o prefeito Aldo Júlio.