SEMAS

Com expressiva participação de adolescentes, CMDCA realizou a 12º Conferência Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente

A 12º Conferência Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente ocorrida semana passada em de Rolim de Moura apresentou como tema Central: “Situação dos direitos humano de criança e adolescentes em tempo de pandemia da COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O evento aconteceu nas dependências da Faculdade Estádio/FSP na última quinta e sexta-feira.

Sandra Miranda dos Santos, Secretária Municipal de Assistência Social, destacou importância da Conferência na vida das Criança e Adolescentes, explicou os programas desde a primeira infância até jovem. Agradeceu aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e todos os setores e os trabalhos desenvolvidos

Fernanda Natália Carvalho Sol, presidente do CMDCA, que por meio da 12º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da mesma que foram elaboradas propostas para políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes no âmbito municipal, estadual e federal. Falou também que tem conquistar as Crianças e Adolescente para estar envolvidas, pois é uma discussão que confere ações governamentais e não governamentais relativas ao atendimento às crianças e aos adolescentes em todos os níveis (saúde, educação, assistência social, habitação, transporte, cultura, lazer). Fernanda Natália também o expressivo número de adolescentes que participaram da Conferência.

Carine Helena representou as crianças e adolescentes do Município e Declarou aberta a 12ª Conferência   Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foram apresentados os seguintes temas Eixo 01: Promoção e garantia dos Direito humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia. Eixo 02: Enfrentamento das Violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid 19, Eixo 03: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos, durante e pós-pandemia; Foi realizado a palestra e sanado as dúvidas. Eixo 04: Participação da sociedade na deliberação execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico. Eixo 05: que abordou a Garantia de recursos para políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.

Foram definidos os delegados Titulares e Suplentes que representarão Rolim de Moura na Conferência Estadual, Deivity Carvalho, Amós Eler, Amós Freitas, João Henrique, Fernanda Natália Sol, Elizangela Caobeli, Elza Lisboa, Assucena, Kauany, e Beatriz.