SEMUSA

ALERTA: Baixa procura pela vacina da Influenza preocupa Secretaria de Saúde em Rolim de Moura

A baixa cobertura vacinal contra a Influenza (gripe)  têm preocupado os profissionais de saúde do município. Mediante a situação a Prefeitura de Rolim de Moura (RO)  por meio da Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta sobre a importância da proteção para reduzir complicações, internações e óbitos decorrentes da doença.

A vacinação é extremamente importante para evitar o agravo da doença. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacinas, porém os números seguem abaixo do esperado.

Pois de acordo com a Coordenadora de Epidemiologia, Janaina Travassos, foram aplicadas apenas 1959 doses de vacina.

A influenza (gripe) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.

Nos adultos, o quadro clínico pode variar de intensidade. Na criança a febre pode ser mais alta, sendo comum o aumento das ínguas cervicais e também quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais. No idoso em geral, a febre não atinge níveis tão altos.

Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito, como: calafrios, mal-estar, Cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração, secreção nasal excessiva. Podem ainda estar presentes os seguintes sinais e sintomas: diarreia, vômito, dadiga, rouquidão, olhos avermelhados e lacrimejantes, disse Janaina.

Janaina reforça o alerta, conforme o SIM-Sistema de Informação sobre Mortalidade, nos últimos três anos foram registrados 15 óbitos em Rolim de Moura, decorrentes de infecção respiratórias( incluindo influenza e pneumonia.
Estamos no período sazonal de doenças respiratórias e se faz ainda mais importante a participação de todos para evitar novos óbitos.

O secretário de Saúde, Marcel Leme, explica que alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em gestantes, indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade. Os sinais de agravamento do caso são: dificuldade para respirar; persistência ou aumento da febre por mais de três dias ou retorno após 48 horas de período afebril, confusão mental, sonolência e letargia.

Pedimos àqueles que ainda não se vacinaram, que busquem, tão logo, uma sala de imunização, pois só se vacinando vamos conseguir nos proteger. O imunizante contra a Influenza pode ser aplicado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações, destaca o secretário de Saúde, Marcel Leme.

O imunizante está disponível em todas as UBS’s com sala de vacinas nos seguintes horários; 7h00 às 10h30 e das 13h00 as 16h30.