SEMUSA

Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura alerta população sobre importância da atualização do cartão do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura (RO) enfatiza sobre a importância da atualização dos dados do cartão do Sistema Único de Saúde – SUS e chama a atenção dos
pacientes do município.

É através dos dados contidos nele que é feito o contato com o paciente para a realização de exames, consultas e cirurgias.

Mediante essa situação a SEMUSA está emitindo esse alerta, pois há pacientes que aguardam agendamento de exames, cirurgias e consultas na rede municipal de saúde. A regulação municipal está com dificuldades de manter contato com os pacientes, pois números de telefones cadastrados estão desatualizados, explica Claudete Silva, a servidora responsável pela regulação dos pacientes.

O usuário ou familiar, pode conferir os dados cadastrados no setor de regulação da sua  Unidade Básica de Saúde e alterar apresentando documento original de identificação com foto, informando dois números de contato atualizados e comprovante de residência.

Modificar os dados de contato, como telefone e endereço no cadastro, sempre que forem alterados é necessário para evitar transtornos e prejuízos na saúde do usuário. “Realizamos a convocação do paciente por telefone, via ligação; logo, este precisa estar atualizado”, explica a diretora da Atenção Básica de Saúde, Érica Queiroz.

“Muitos pacientes não são localizados em função da troca, em especial, do número de telefone, o que dificulta o contato das equipes de saúde. Por isso realizamos esse alerta, atualize seus dados para que quando você for chamado, as equipes de saúde possam lhe localizar”, destaca o secretário de Saúde, Marcel Leme.