SEMUSA

Testes para Covid-19 serão realizados apenas nas Unidades Básicas de Saúde a partir de agora em Rolim de Moura

A partir de agora por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura (RO) os testes rápidos de Covid-19 serão feitos somente nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.

Todas as UBSs atenderam  regularmente serão abastecidas com teste rápido de antígeno, garantindo a vigilância e assistência ao paciente.

Érica Queiroz, diretora da Atenção Básica de Saúde, explica que “os testes estavam sendo realizados na Unidade de Pronto Atendimento-UPA, mas agora serão feitos nas Unidades Básicas, que encaminharão apenas os casos mais graves para as unidades hospitalares”. Érica ainda orienta que os testes devem ser realizados considerando a data de início dos sintomas: a partir do 1º dia até o 7° dia (entre o 3º e 7º dia de doença, preferencialmente).

Dessa forma a população pode procurar perto de sua residência pela testagem. As demandas relacionadas a covid têm sido inseridas ao atendimento da atenção básica,
mediante esse objetivo os testes serão realizados exclusivamente na UBS’s e passará a realizar campanhas de vacinação, com foco na ampliação do esquema vacinal.  Os testes serão realizados de segunda a sexta-feira, no horário das 13h00 as 16h00, enfatiza Érica.

Ao chegar à UBS, o paciente passará pela triagem, caso apresente sintomas relativos à síndrome gripal como tosse, dor de garganta, febre ou outros, ele será avaliado. Confirmado o quadro gripal por oito dias ou mais, o paciente será encaminhado para realizar o teste rápido.

Com a triagem na Unidade de Saúde, o paciente passa a ser direcionado para o UPA ou Hospital Municipal somente quando for necessário. Isto dá a possibilidade de um atendimento mais efetivo tanto nos casos leves quanto em
pacientes com quadros mais graves. Este é um fluxo adotado pela Secretaria de Saúde, em conjunto com os departamentos de Vigilância de Saúde do município, queremos dar rápida resposta aos nossos pacientes”, disse o  secretário de Saúde, Marcel Leme.