Prefeitura pretende investir em energia solar para diminuir despesas com conta de luz elétrica
A prefeitura de Rolim de Moura (RO) pretende realizar a aquisição de placas de energia solar visando economia aos cofres públicos. Será encaminhado Projeto de Lei para Câmara de vereadores buscando financiado pelo programa FINISA, da Caixa Econômica Federal.
A intenção é utilizar a energia solar como fonte primária de energia, distribuindo-a em telhados de 15 locais estratégicos que poderão fornecer eletricidade para as 64 unidades consumidoras do município, incluindo escolas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde (UBS) entre outros órgãos públicos de responsabilidade do município. Hoje, o Município possui um custo mensal de energia elétrica de R$ 225.000,00. A previsão é que, ao longo de 10 anos, o município economize um total de 32 milhões de reais, gerando impacto significativo nas finanças municipais.
O município salienta que já houve reuniões com os vereadores e técnicos da Caixa Econômica Federal para demonstrar a viabilidade do projeto com a presença dos representantes da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ). Destaca-se que o objetivo é gerar toda energia consumida pelos órgãos públicos vinculados ao poder executivo municipal com a aquisição das placas, isso demonstra um grande avanço em direção à sustentabilidade e economia de recursos públicos. Vale ressaltar que, para a execução do projeto é necessário aprovação da câmara de vereadores, uma vez que depende desta aprovação para a execução do projeto que garantirá a economia de milhões de reais ao tesouro municipal.
O prefeito Aldo Júlio enfatizou que a aquisição de placas solares para as instalações nos prédios públicos, é um investimento que terá um impacto significativo nas finanças municipais. Ele explicou que a energia solar permitirá uma redução específica nas contas de luz elétrica, liberando recursos que poderão ser direcionados para outras áreas essenciais da gestão e que tão logo o projeto seja aprovado pelos vereadores, o município dará início aos tramites para execução do projeto.