SEMUSA

SEMUSA promove roda de conversa na empresa Águas Rolim referente ao Novembro Azul

No último dia 23 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), por meio da Unidade Básica de Saúde Cidade Alta, promoveu uma roda de conversa destinada aos funcionários do sexo masculino na Empresa Águas Rolim. O objetivo foi abordar o ‘Novembro Azul’, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. O encontro ocorreu nas instalações da própria empresa.

O evento abordou diversos temas, incluindo a escassez de homens em consultas médicas. A roda de conversa contou com a presença do Dr. Yusnier Keiler Hernandez Rivero e da Enfermeira Marciana Andréia Pinto, da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A diretora da Unidade Básica de Saúde Cidade Alta, Alrislene Paulino Souza Cardoso, expressou sua satisfação com a realização do evento e agradeceu a toda a sua equipe, à administração municipal, à SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) e a todos os envolvidos na organização do evento.

A enfermeira Marciana Andréia Pinto, destacou que o objetivo do evento foi alertar e incentivar o diagnóstico precoce da doença. “É nosso dever como profissionais da saúde”, afirmou ela.

O Secretário Municipal de Saúde, Marcel Leme, também comentou sobre o evento. “É de suma importância disseminar informações e promover o tratamento precoce da doença”, destacou ele.

O prefeito Aldo Júlio destacou a importância do evento, afirmando: ‘Digo sempre: A prevenção é o melhor caminho para combater doenças. Ações como essa são um complemento do trabalho preventivo.

Sobre o Novembro Azul

Desde 2012 o mês de novembro é marcado pela campanha “Novembro Azul” que tem como intuito conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata. Esse é o segundo tipo da doença mais comum em nosso país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Fica atrás apenas do câncer de pele, que é o mais recorrente no Brasil.