SEMUSA

Rolim de Moura recebe a certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) em Rondônia promoveu uma capacitação visando fortalecer a rede de vigilância epidemiológica nos âmbitos municipal e estadual. O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de dezembro em Porto Velho.

Profissionais dos 52 municípios rondonienses participaram do evento, desempenhando funções na Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Serviços de Assistência Especializada (SAE), além de contar com o envolvimento de apoiadores das Gerências Regionais de Saúde e técnicos da Agevisa.

Como parte das atividades, na quarta-feira (13), o município de Rolim de Moura foi agraciado com a certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, reconhecido pelo Ministério da Saúde, bem como o selo Ouro de boas práticas de sífilis. A premiação abrange todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Para conseguir a eliminação e/ou selos de boas práticas, o município elegível precisa alcançar os indicadores de metas de impacto e de processos contidos no Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis, e selos de Boas Práticas para HIV e/ou Sífilis Congênita.