SEMUSA

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate ao mosquito da dengue em escolas

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, está promovendo uma campanha de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, nas escolas da rede pública de ensino da cidade.

O projeto visa realizar inspeções para identificar possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Segundo a Diretora da Vigilância em Saúde, Janaína Travassos, a campanha começou dia 06 de fevereiro. “Com o retorno definitivo das aulas presenciais, o fluxo de professores, crianças e adolescentes nas unidades de ensino voltou a ser intenso, com isso a Vigilância em Saúde do município, logo se prontificou a realização da campanha devido ao grande aumento de casos de dengue.” Explicou Janaína. “Nossa meta é realizarmos a visita em todas as escolas municipais e estaduais.” Acrescentou.

Além de verificar as condições ambientais, os agentes eliminam e tratam possíveis focos, orientam a equipe escolar sobre medidas a serem tomadas para prevenção de agravos.

“Essa forma de conscientização e combate ao mosquito da dengue é muito eficaz e traz um retorno bastante significativo para nossa cidade”, explica o prefeito do município de Rolim de Moura Aldo Júlio.

Sobre a Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Quais os sintomas?

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Quando surgirem sintomas, é crucial que a população busque atendimento médico.