SEMAS

Projeto ”Modelando Enfeites para Jardins” é realizado no CAPS de Rolim de Moura

Durante esta semana alguns pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Rolim de Moura (RO) aprenderam a confeccionar réplicas de animais em cimento que servem como ornamentos para jardins. Os presentes aprenderam toda técnica para a realização das peças, partindo do manuseio, lubrificação das formas até o acabamento dos enfeites, sendo resultado deste curso a produção de lindas peças como flamingos, garças, patos, tuiuiús, onde a imaginação será o limite.
O projeto foi executado pelo artesão Ednilson Ramalho Soares, com o benefício da lei Aldir Blanc, com especial apoio da professora Helionice de Moura Silva que fez a concessão da execução do referido projeto para o CAPS e, coordenada a terapia pela pedagoga Karenyne Morgana Vieira Braga Nóbrega.
A professora Helionice explicou que o projeto premiado pela Lei Aldir Blanc deve realizar como contrapartida atividades destinadas, prioritariamente, aos alunos de escolas públicas ou de atividades em espaços públicos da comunidade, de forma gratuita, em cooperação e planejamento definido com o Departamento de Cultura. Sendo assim, destinou a realização do Projeto “Modelando Enfeites para Jardins” para o CAPS. Por fim, agradeceu também o envolvimento do Diretor de Cultura do município, Bruno Gubert, parabenizou o Coordenador Técnico do CAPS, o Enfermeiro Emersom William Delben, bem como a pedagoga Karenyne Morgana e, pacientes pelo belo desenvolvimento das atividades.
“Gratidão a todos, pois foi uma semana produtiva acrescentando qualidade de vida aos nossos pacientes. Agradeço a professora Helionice, ao diretor de cultura, Bruno Gubert, a Diretora Janete Lins, da Clínica da Mulher, aos artesãos que ministraram a oficina e em especial aos nossos pacientes que se dedicaram às atividades propostas, declarando satisfação e felicidade na realização das peças. Os resultados revelam a importância das Oficinas Terapêuticas para ressocialização, inserção individual e coletiva de pessoas com transtornos psíquicos, a partir de uma lógica de respeito à diversidade e à subjetividade e de estímulo à capacidade de cada pessoa, incentivadas pela abordagem multidisciplinar”, afirmou Karenyne Morgana.