SEMMADU

Rolim de Moura: Alunos da escola Monteiro Lobato participam de palestra sobre a importância das florestas para a vida no planeta

Evento foi organizado pela SEMMADDU e destacou os dias internacional das florestas e da água

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Turismo (SEMMADU) de Rolim de Moura (RO) realizou nesta quarta-feira (23) uma palestra educativa para os alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato em comemoração aos dias 21 de março, dia Internacional das Florestas, e dia 22 de março dia Internacional da Água.

A palestra ministrada pela bióloga Mônica Reis teve como objetivo informar, orientar, conscientizar e sensibilizar os alunos quanto à importância das Florestas para o bem estar da humanidade bem como a necessidade de proteger esses ecossistemas.

A bióloga Mônica Reis ressaltou com os alunos a importância das florestas uma vez que essas áreas dispõem de grande quantidade de espécies vegetais e animais. Sendo, portanto, o habitat de vários seres vivos abriga, assim, grande biodiversidade, que infelizmente está ameaçada pelo desmatamento, pela degradação florestal e pelas mudanças climáticas. Além disso, não se pode esquecer que as florestas afetam diretamente a regulação do clima. Elas constituem, por exemplo, um importante estoque de carbono, uma vez que absorvem o gás carbônico da atmosfera e utilizam-no em seu crescimento. No entanto, quando as florestas são destruídas emitem gases de efeito estufa, como o gás carbônico, responsáveis pelas mudanças climáticas. A destruição das florestas também influencia no ciclo das chuvas por provocar redução da umidade local.

Deste modo, é necessário conscientizar a população da importância que têm a floresta amazônica para o equilíbrio do planeta, pois ela desempenha papel ecológico, econômico e social. As florestas ao realizarem o processo de fotossíntese produzem e liberam gás oxigênio; controlam o fluxo de calor; possuem elevado valor paisagístico e recreativo; são fontes de matérias-primas diversas; protegem o solo contra processos erosivos; intensificam o ciclo hidrológico.

Em razão da proteção do solo contra processos erosivos e a influência que a floresta tem no controle do ciclo e da qualidade da água fica evidente a necessidade da preservação, conservação e restauração das matas ciliares que circundam o entorno de nossos rios. Visto que, as matas ciliares atuam na manutenção da qualidade da água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos hidrológicos e conservação da biodiversidade.

O Secretário de Meio Ambiente Olício Domingos Lopes enfatiza a importância de se levar informação e conhecimento aos alunos de nosso município. “Conscientiza-los do papel que cada cidadão tem na preservação de nossas florestas, pois as crianças são multiplicadoras de conhecimento e de mudanças de atitudes” afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content