SEMUSA

Implantação do NIR garante melhor atendimento aos pacientes do Hospital Municipal e UPA em Rolim de Moura

A Prefeitura Municipal de Rolim de Moura (RO), por meio da secretaria municipal de Saúde, implantou o Núcleo Interno de Regulação (NIR) no Hospital Amélio João da Silva e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que visa melhorar o atendimento e regulamentar o encaminhamento dos pacientes das unidades. A implantação do NIR reforça cada vez mais a identidade das unidades, sempre privando pela eficiência na gestão hospitalar e no bem estar do paciente.

O Núcleo Interno de Regulação é um serviço que possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. Atua na disponibilização e consultas ambulatoriais, serviço de apoio diagnóstico e leitos de internação e estabilização para atendimento.

Ele tem como função realizar a gestão da oferta de leitos, consultas, serviço de apoio, diagnóstico e cirurgias, bem como apoiar a gestão do cuidado assistencial por intermédio de ações que buscam ordenar e facilitar o acesso às ações e serviços definidos pela unidade.

Em resumo, a função do NIR é centralizar e fazer a gestão de vagas hospitalares. Ele é o canal de contato direto com o NIR dos nossos hospitais de referência, que fazem a regulação das vagas. Ou seja, nosso núcleo explica as condições do paciente e o profissional do local de destino define se aceita ou não a transferência’, explicou a diretora administrativo do Hospital Lucilene André.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Simone Paes, estamos trabalhando para melhorar cada dia mais o atendimento. Dar maior atenção ao paciente que necessita de exames oferecidos interna ou externamente, tendo controle sob estas vagas, melhorar a agilidade no serviço prestado, criar ferramentas de controle e estatístico sobre as vagas serviços oferecidos. Melhorar o Atendimento prestado pelas Unidades, enfatiza Simone.

Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade e ter um serviço de excelência e de exemplo para as outras unidades hospitalares, pois atendemos pacientes não só de Rolim de Moura, mas de toda região da zona da mata. Todo o trabalho tem como principal intuito que o paciente receba o tratamento mais célere e qualificado e saia curado, destaca o prefeito Aldo Júlio.