Fotos & VídeosSEMUSA

Secretaria de Saúde de Rolim de Moura alerta ” Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem”

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA)  iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Iniciou o mês de novembro e junto com ele a campanha novembro azul, assim como, no mês de outubro foi celebrado o outubro rosa. Ambas campanhas são para alertar e conscientizar a população sobre os perigos do câncer de mama e de próstata. Ambos os cânceres, são por diversos anos a segunda maior causa de mortes de mulheres e homens. Infelizmente o público masculino é o que menos procura o serviço nesta área. Ao longo do mês vamos desempenhar várias campanhas, então não perca, vamos participar, ressalta a diretora da Atenção Básica, Jéssica Louback.

“É preocupante o fato de que o homem, geralmente, costuma ser mais relapso com a própria saúde, buscando atendimento de forma tardia, um problema simples toma proporções mais sérias, causando, além do agravamento da doença, mais sofrimento e menor possibilidade de cura, o que acaba gerando também um ônus muito maior para o SUS”, afirma a secretária de Saúde, Simone Paes.

Segundo o prefeito, Aldo Júlio, o mês é a oportunidade para fazer um chamamento à população, em especial aos homens, para a importância de realizar os exames de próstata.

“Sabemos que existe um preconceito muito grande por parte dos homens em relação aos exames para detectar doenças na próstata, porém é preciso entender que os exames são importantes e podem salvar vidas, principalmente se os problemas forem detectados de forma precoce. Por isso, o município reforça a campanha, pois durante todo este mês várias ações serão desenvolvidas voltadas para a prevenção do câncer de próstata”, destacou o prefeito Aldo.