SEMUSA

Campanha Novembro Azul: Clínica da Mulher em Rolim de Moura conscientiza sobre a importância do exame PSA  para prevenir o câncer de próstata

A Prefeitura Municipal de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria de Saúde informa que a Clínica da Mulher realiza coletas de sangue para o exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

O objetivo deste informativo é chamar a atenção dos homens para conscientização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce desse mal “câncer próstata”.

De acordo diretora da Clínica da Mulher, Raissa Bretas o exame PSA (Antígeno Prostático Específico) é realizado todos os dias, porém é preciso ter o encaminhamento  feito pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde do município. É importante seguir as seguintes recomendações para realizar o exame:

03 dias sem andar de bicicleta, moto ou equivalentes;
03 dias sem andar a cavalo;
03 dias sem relação sexual;
e até o momento da coleta não andar de moto ou bicicleta.

Segundo o Urologista Doutor Fábio, reforça que
o exame conhecido como PSA, trata-se de um exame realizado por meio de coleta de sangue que indica alterações na próstata, recomendável que homens a partir de 50 anos de idade faça pelo menos uma vez ao ano o exame.

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. Anualmente, são registrados mas de 14 mil óbitos devido à essa doença. Por esse motivo, a campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce desse mal, enfatiza a secretária de saúde, Simone Paes.

A prevenção de doenças que promove a qualidade de vida da população é o foco da nossa  administração. Com conscientização e cuidando da própria saúde, os moradores vivem melhor, enfatiza o prefeito Aldo Júlio.