SEMUSA

INOVAÇÃO: Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura implanta telemedicina

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) deu início a um projeto inovador, consultas médicas digitais, que serão oferecidas online e gratuitamente pela Secretaria de Saúde por meio da telemedicina. O projeto tem como objetivo oferecer assistência médica especializada e a população passa a ter acesso aos atendimentos em cardiologia, neuropediatra, endocrinologia, psiquiatria, pneumologia, reumatologia, neurologia e psiquiatria.

Todo o projeto de implantação de teleconsulta foi realizado de maneira rápida e a Secretaria Municipal de Saúde viabilizará toda estrutura para atendimentos por vídeo na área da saúde, iniciando o atendimento na Atenção Básica. A diretora da Atenção Básica, Jéssica Louback juntamente com o médico Dr. Eduardo Bonna realizou nesta semana um treinamento com a equipe de saúde que vai atuar nos consultórios no desenvolvimento do projeto.

Segundo Jéssica Louback, as teleconsultas serão de acordo com o encaminhamento médico, devendo passar pela Regulação. “Trata-se de uma medida revolucionária, um projeto que visa democratizar o acesso da população ao atendimento médico. Não tenho dúvida que o projeto de telemedicina vai trazer uma melhoria muito significativa em nosso sistema de saúde, visando ainda acabar com as filas de espera”, explica Jessica.

Jessica ainda lembra que o projeto é uma parceria entre a prefeitura de Rolim de Moura e o Hospital Albert Einstein, um dos hospitais mais conceituados do Brasil, por meio do Projeto PROADI SUS, garante o atendimento com vários médicos especialistas no município.

Com a teleconsulta, o paciente será atendido via vídeo, acompanhado por um Clínico Geral do município. As consultas realizadas por meio de videoconferência em tempo real, permitem a troca de informações entre médico e paciente, que resultam diagnósticos, laudos e prescrições, ressalta a secretária de saúde, Lucilene André da Silva.

O prefeito Aldo Júlio, ainda reforça que o recurso agrega e contribui no avanço da saúde pública no município. Com essa parceria estamos avançando, proporcionando para nossa população um atendimento rápido e seguro. Além de conseguirmos diminuir a fila e o tempo de espera, também evitamos que o paciente tenha que ir até Porto Velho ou outras cidades e seja atendido aqui mesmo, próximo de casa e dos familiares.

A telemedicina foi regulamentada pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 467/20, facilitando a continuidade dos atendimentos de saúde sem exposição de médicos e pacientes ao risco de contaminação ao coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content