SEMUSA

MUDANÇA: UPA de Rolim de Moura amplia o horário para realização dos testes contra Covid-19

A tenda de testagem contra a Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rolim de Moura (RO) ampliou o horário para realização de exames para detecção da doença.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde os testes serão realizados no horário das 13h30 às 15h00.

Conforme a diretora da UPA, Leidiane Lima, é de suma importância que o paciente chegue na unidade meia hora antes para evitar transtornos. “Essa mudança é devido ao aumento no números de casos de pessoas positivadas com covid-19, então para proporcionar mais flexibilidade ao paciente e diminuir o fluxo de pessoas contaminadas dentro da unidade, então, quem apresentar qualquer sintoma gripal deve se dirigir até sua Unidade passar pelo Clínico Geral, então após o diagnóstico do médico, será encaminhado para realizar o exame, ainda ressalto, os testes serão realizados todos os dias nesse novo horário”, explica Leidiane.

De acordo com a secretária de saúde, Lucilene André, as pessoas que apresentarem resultado positivo serão atendidas por um médico, que vai passar as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, será avaliada a necessidade de encaminhamento para internamento hospitalar.

“Mas, devemos salientar que somada a esses cuidados, a vacinação é a melhor forma de enfrentamento da Covid-19. Por isso, apelamos que a população continue se protegendo com as doses de reforço das vacinas, que protegem contra as formas graves da doença. Não devemos relaxar. Essa doença ainda é um desafio para os sistemas de saúde, e, nessa guerra, o apoio da população é essencial”, afirmou Lucilene.