SEMUSA

Secretaria de Saúde realizará atualização do cartão da vacina nas escolas de Rolim de Moura a partir desta quarta-feira, dia 01

A vacinação é um direito das crianças e um dever do município, garantido pela Constituição.

Com o intuito de trabalhar ações de promoção da saúde e a prevenção de doenças, especialmente aquelas preveníeis por vacinas, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação realizará a atualização do Cartão Vacinal dos alunos do município. O cronograma desta ação já foi elaborado atenderá estudantes das escolas municipais e estaduais a partir do dia 01 de março e seguirá até dia 12 de Abril de 2023.

A ação tem como base a verificação da situação vacinal a partir da conferência do cartão de vacinação e/ou da Caderneta da Criança, do Adolescente. Será um trabalho realizado com a participação da equipe SEMEC, imunização do município, enfermeiros e agentes comunitários de saúde das estratégias de saúde.

De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia, Janaina Travassos, o trabalho em conjunto com os profissionais da Educação, além de fortalecer o trabalho do município, garante oferecer uma qualidade de vida a comunidade.

Segundo a secretária de saúde, Lucilene André, está ação tem como premissa proteger os alunos contra algumas doenças que podem causar incapacitação temporária ou permanente, além de conter a disseminação e promover a erradicação de doenças.

As vacinações somente serão realizadas nas escolas para os alunos que apresentarem o Termo assinados pelos pais ou responsáveis, permitindo assim a vacinação dos filhos, pois, a vacinação é um direito das crianças e um dever do município, garantido pela Constituição. Sendo assim, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Essas ações, quando realizadas com o apoio dos profissionais da saúde e da educação fortalecem os vínculos e permitem a manutenção da qualidade de vida, pois geram um comprometimento por parte de todos os envolvidos, afirmou o prefeito Aldo Júlio.