SEMUSA

SEMUSA inicia campanha de vacinação contra a gripe em Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza). A imunização será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Nesta etapa, a vacina será destinada a diversos grupos prioritários, como: crianças de 6 meses à menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adultos com 60 anos ou mais; professores; caminhoneiros; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores da saúde; força de segurança e salvamento.

O Setor de Imunização destaca a necessidade das pessoas comparecerem às Unidades Básicas de Saúde para receberem a vacina, visto que esta é uma medida importante para prevenir e proteger as pessoas.

Coordenadora de Epidemiologia, Janaina Travassos, explica que além da vacinação contra a gripe, as UBSs começam a vacinar com a bivalente contra Covid-19. Dessa forma, as pessoas dos grupos prioritários que ainda não receberam o imunizante poderão ser vacinadas, na mesma oportunidade, com as duas vacinas, contra Covid-19 e influenza. Não há necessidade de intervalo entre vacina contra Covid-19 e outras vacinas, inclusive para crianças a partir de 6 meses de idade ou mais. O objetivo é vacinar no mínimo 90% da população, para ambas as vacinas.

Com a vacinação, reduzimos as chances de circulação dos vírus, prevenindo hospitalizações e até mesmo mortes. É importante destacar que a vacinação é um ato coletivo, de responsabilidade com o próximo. Por isso, precisamos que todas as pessoas dos grupos prioritários procurem as unidades, ressalta Janaina.

Segundo a secretária de saúde, Lucilene André, está ação tem como premissa proteger a população contra algumas doenças que podem causar incapacitação temporária ou permanente, além de conter a disseminação e promover a erradicação de doenças.