SEMUSA

SEMUSA realizou a campanha de atualização vacinal nas unidades educacionais do município de Rolim de Moura

Com o intuito de trabalhar ações de promoção da saúde e a prevenção de doenças, especialmente aquelas preveníeis por vacinas através do Programa Saúde na Escola, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Educação, realizou durante o mês de março e abril uma campanha de verificação vacinal dos alunos da rede pública e privada de ensino.

A iniciativa teve como base a verificação da situação vacinal a partir da conferência do cartão de vacinação ou da Caderneta da Criança, do Adolescente junto aos próprios estudantes e suas famílias.

De acordo com a coordenadora da epidemiologia, Janaina Travassos, o trabalho em conjunto da Saúde junto aos profissionais da epidemiologia, imunização,  enfermeiros, técnicos de enfermagem  agentes comunitários de saúde e educação,  além de fortalecer o trabalho do município, garante oferecer uma qualidade de vida a comunidade.

Essas ações, quando realizadas com o apoio dos profissionais da saúde e da educação, e com o protagonismo dos demais, fortalecem os vínculos e permitem a manutenção da qualidade de vida, pois geram um comprometimento por parte de todos os envolvidos, afirmou Janaina.

Foram trabalhadas as vacinações de HPV, que contemplam meninas na faixa-etária de 9 a 14 anos, sendo duas doses com o intervalo de 6 meses, sem doses anteriores. No caso dos meninos, a faixa etária permeia de 11 a 14 anos, sendo duas doses com o intervalo de 6 meses, sem doses anteriores.

Também foram trabalhadas as vacinações de Meningocócica “C”, com usuários na faixa etária de 11 a 14 anos, em dose única ou reforço; Hepatite B na faixa etária de 10 à 19 anos, sendo três doses de acordo com a situação vacinal; Tríplice Viral, de 10 à 19 anos, sendo 2 doses também a depender da situação vacinal; e por fim, Dupla Adulto na faixa etária de 10 à 19 anos, tendo que ter reforço a cada 10 anos, explica Janaina.

O Secretario Municipal de Saúde, Marcel Leme, reforça que por meio destas ações, tem como premissa proteger os alunos contra algumas doenças que podem causar incapacitação temporária ou permanente, além de conter a disseminação e promover a erradicação de doenças; redução no uso de medicamentos que combatam os microrganismos prevenindo a resistência aos antibióticos.

A vacinação é um direito das crianças e um dever do município, garantido pela Constituição. Sendo assim, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos fundamentais da criança e do Adolescente, porém os pais também têm sua obrigação, mater o cartão de vacina atualizado, ressaltou o prefeito Aldo Júlio.