SEMUSA

No ‘Dia da Luta Antimanicomial’, CAPS  de Rolim de Moura realiza ações de conscientização sobre saúde mental

Nesta quinta-feira, dia 18, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do CAPS- Centro de Atenção Psicossocial realizou um Café da manhã com a participação dos profissionais da rede de saúde mental, usuários dos serviços e familiares para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é no dia 18 de maio.

A data pontua e caracteriza a luta dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, que têm o direito à liberdade, a receber tratamento e cuidados, vivendo em sociedade, ao invés da ideia ultrapassada, baseada em preconceitos, de que a pessoa deve ser isolada para que seja tratada, explica o Enfermeiro e coordenador da unidade, Emerson Delben.

A comemoração desta data é uma maneira de fazer com que pacientes, familiares e profissionais interajam. O usuário da saúde mental, que recebe um acompanhamento psiquiátrico adequado e conta com um apoio familiar, poderá ter uma melhor qualidade de vida, bem como trabalhar, estudar, constituir família, entre outros. Por isso, comemorar a data proporciona um momento de trazer para a sociedade a reflexão sobre a loucura, doença mental e os possíveis tratamentos, explica psicóloga do CAPS, Patrícia Lizieux.

Um movimento importante para a defesa de tratamentos justos e dignos para pessoas com algum comprometimento da saúde mental, que defende a valorização da saúde integrada a políticas públicas e a conscientização, enfatiza o secretário de Saúde, Marcel Leme

O prefeito Aldo Júlio ainda reforça que; “dialogar sobre saúde mental é uma necessidade e toda ação que visa discutir a questão é uma forma de valorização da vida. A boa saúde mental é determinante para a estabilidade física e está diretamente relacionada à qualidade de vida individual e ao convívio coletivo”.